Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


1. - Hoje (30/05) pude conversar com o Presidente eleito da Guiné-Bissau, Dr. José Mário Vaz, tendo o diálogo telefónico, muito simpático, incidido sobre as relações entre os dois países, a situação na Guiné-Bissau e aspectos relativos à colaboração em instâncias como a CPLP e PALOP. Naturalmente que reiterei as minhas felicitações pela sua vitória eleitoral e os meus empenho e disponibilidade, como Presidente de Cabo Verde, em contribuir para a melhoria e o reforço das relações entre os dois países e para a afirmação crescente das instituições da região de que fazemos parte, designadamente da CEDEAO. 

2. - Ontem (29/05) tive igualmente uma conversa demorada com o Presidente da Transição, Dr. Serifo Namadjo, sobre os mesmos temas. Hoje ainda pude conversar com o candidato presidencial Eng. Nuno Nabian, com quem troquei impressões sobre as eleições e o período que se lhe vai seguir, num diálogo marcado também pela cordialidade e simpatia.

3. - Hoje (30/05) foi também dia de visita às instalações da Presidência da República (instalações provisórias) por parte de centenas e centenas de alunos das escolas primárias da ilha (EBI), acompanhadas por seus professores e outros responsáveis. Crianças das escolas de Ribeirão Chiqueiro, Veneza, Achada Monte, mas também uma delegação de professores e funcionários do Ministério da Educação e Desporto de Santa Catarina (Ribeira da Barca).

4. - Ao fim da tarde (30/05), e igualmente para assinalar o dia da criança dia 1, Domingo), as instalações da Presidência receberam a visita de várias dezenas de crianças, através de instituições como o ICCA (Instituto CV da Criança e do Adolescente), projecto «Semente» (da Achada-Grande Frente), Acarinhar, Acrides e Espaço Safende, com a presença do grupo afro-reggae do Brasil, e que puderam assistir, entusiasmadas, «Estória, estória», com Marilene Pereira.

5. - As crianças, nos diversos momentos, foram recebidos por colaboradores meus, mas tive sempre a feliz oportunidade de as cumprimentar e de, com elas, travar uns minutos de conversa. Para elas momentos de muita alegria e felicidade, estampadas nos rostos e traduzidas nas habituais solicitações de fotografias e na doação de afecto.

6. - No final do dia de hoje (30/05), oportunidade para receber em audiência as senhoras Monique Widmer e Gilda Barbosa, co-fundadoras e responsáveis pela casa da memória de S. Filipe (Fogo), tendo ainda recebido o deputado pela emigração, Emanuel Barbosa (conversa e troca de impressões sobre a comunidade cabo-verdiana em Portugal e noutros países da Europa, recenseamento eleitoral na diáspora, cobertura consular).

7. - Amanhã (31/05), a convite gentil da Federação Cabo-Verdiana de Futebol, através de seu Presidente, Mário Semedo, estarei presente na segunda mão da final do campeonato nacional de futebol entre a Académica do Fogo e o Mindelense. Esperamos – e estamos seguros disso – presenciar uma boa partida de futebol, renhida, com muita festa e muito entusiasmo do público e também com um ambiente de desportivismo e fair-play.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:29