Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


O Presidente da República de Cabo Verde, S.E. Jorge Carlos Fonseca recebeu em audiência no dia 31 de Janeiro de 2014, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Sua Excelência Sr. Dr. Rui Machete.

 

O encontro aconteceu à margem da XXIIª Conferencia da União Africana que teve lugar em Addis  Abeba,  Etiópia. Foi mais uma oportunidade que se apresentou para aludir às tradicionais boas relações existentes  entre Cabo Verde e Portugal. Apesar do momento crítico por que passa a economia portuguesa, reafirmou- se a vontade de continuar a trabalhar no sentido do reforço das relações políticas, de amizade e de cooperação entre os dois países.


De se registar a sintonia de pontos de vista sobre alguns temas da política externa que suscitam algumas preocupações nos dois países, como é o caso da Guiné Bissau - que, nas vésperas de se realizar as tão esperadas eleições gerais, vive  ainda momentos de muitas incertezas - a situação no Golfo da Guiné onde a pirataria marítima e  tráfico de droga e de seres humanos bem como a Imigração ilegal e clandestina na costa norte mediterrânea.

 


O ingresso da Guiné Equatorial na CPLP como membro de pleno direito  foi também um tema abordado no referido encontro, tendo o Ministro Rui Machete recordado  que Portugal não é contra a admissão desse país nessa organização, desde que ele preencha dois requisitos incontornáveis: a abolição da pena de morte e a democratização do país. Outro assunto que mereceu destaque, foi a realização da próxima Cimeira União Europeia / Africa na qual, disse o Chefe da diplomacia portuguesa, gostaria de ver os países africanos da CPLP com uma presença  forte e activa, na defesa de posições comuns, como é o caso da segurança marítima no Golfo da Guiné. Foi igualmente oportunidade  para o Presidente Jorge Carlos Fonseca informar um pouco sobre a situação económica de Cabo Verde e os seus constrangimentos, bem como sobre algumas actividades da cariz político - diplomáticas que vem desenvolvendo a nível do Continente africano. O Senhor Ministro Rui Machete fez - se acompanhar pelo seu Secretário de Estado para a cooperação, pelo Embaixador de Portugal em Addis e mais três outros elementos do seu staff. O Senhor Presidente da República fez- se acompanhar pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e pelo seu Conselheiro Diplomático.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:19