Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Nos próximos dias 16 a 19 de Junho de 2014, o Presidente da República, Dr. Jorge Carlos de Almeida Fonseca, realizará uma Visita de Estado à República das Seychelles, a convite do seu homólogo, o Presidente da República das Seychelles, Dr. James A. Michel. Trata-se de uma visita histórica por ser a primeira realizada por um Chefe de Estado de Cabo Verde à República das Seychelles.

O Presidente da República de Cabo Verde é o convidado de honra nas comemorações do 38º aniversário da independência nacional daquele país.

 

De notar que há enormes afinidades (geográficas, culturais e históricas) entre os dois países e povos crioulos e que esta visita ao mais alto nível lançará, certamente, sólidas bases para o estreitar das relações de amizade e o reforço das relações de cooperação entre os dois países que são arquipélagos e que, no plano internacional, abraçam causas e desafios comuns: a inscrição das especificidades dos pequenos estados insulares nas agendas das principais instâncias internacionais e regionais.

A Visita de Estado foi antecedida por uma visita de trabalho do MNE de Seychelles ao nosso país e por outra do Ministro de Indústria, Turismo e Energia às Seychelles com o objectivo de lançar a cooperação em diferentes sectores, nomeadamente do turismo e das pescas.

 

Para além de vários outros momentos, a visita será marcada por encontros, em separado, entre os dois Chefes de Estado, por uma sessão extraordinária do Parlamento, onde Jorge Carlos Fonseca discursará perante os deputados de Scheychelles, por uma reunião entre as duas delegações, seguida da assinatura de alguns acordos, protocolos e memorandos, na presença dos dois Chefes de Estado, designadamente nas áreas do turismo, das pescas, das energias renováveis.

 

A visita permitirá ainda ao Chefe de Estado de Cabo Verde visitas ao Palácio da Justiça, ao Instituto Internacional Crioulo, ao Centro de Biodiversidade e a inauguração de um importante Porto de Pescas., sem contar com a participação nas cerimónias civis e militares de comemoração do dia da Independência Nacional das Seychelles.

  

A Visita decorre na Cidade capital Vitória na Ilha Mahé e estão previstas deslocações às ilhas de Praslin e Eve.

O Ministro do Turismo, Indústria e Energia, Humberto Brito, e o Presidente da Câmara Municipal da Praia, José Ulisses Correia e Silva, integram a comitiva presidencial. Este assinará um acordo de geminação com a capital Vitória.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:04