Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


O Presidente da República de Cabo Verde encontra-se numa visita de Estado às Seychelles de 16 a 20 de Junho.

 

Os dois Presidentes trocaram pontos de vista num tête-à-tête, seguido de uma reunião bilateral, onde a vice-Presidente Danny Faure e o gabinete de ministros das Seychelles estiveram presentes. O Presidente Fonseca fez-se acompanhar do Ministro do Turismo e Energia, Humberto Brito, o Presidente da Câmara Municipal da Praia, José Ulisses Correia e Silva, e da diplomata e Directora do Gabinete do Presidente, Tânia Romualdo.

 

"A sua visita constitui um marco histórico nas relações e representa um novo começo para a relação única entre Seychelles e Cabo Verde. 

“Acredito firmemente que, neste ano, em que se está a colocar o foco nos Pequenos Estados Insulares (SIDS), essa visita é oportuna e servirá como uma forte lembrança dos laços especiais das nações insulares na tapeçaria global", disse o Presidente Michel durante a reunião.

O Presidente Michel disse que a visita do Presidente Fonseca é também uma oportunidade para os dois Estados insulares mostrarem com mais destaque, para o resto do mundo, o que eles conseguiram ao longo dos anos com "o espírito inquebrantável dos seus povos, apesar da pequena dimensão dos seus países”.

 

Sugeriu que os dois estados devem criar sinergias para o conceito de economia azul, para explorar os recursos dos oceanos de uma maneira sustentável.

"Seychelles e Cabo Verde são países com afinidades. Com o nosso histórico no desenvolvimento humano, na boa governação e nossas afinidades culturais comuns, como a língua crioula, é muito claro para nós, que deveríamos estar comemorando o nosso Dia Nacional, este ano, com Cabo Verde ", disse Michel.

 

Por seu lado, o Presidente Fonseca disse que a sua visita sinaliza o início de uma estreita cooperação entre os dois países que partilham muitas afinidades.

"Somos pequenos estados, somos povos crioulos, estamos perto de muitas maneiras e já temos uma cooperação positiva nas questões mundiais, como a AOSIS (Aliança dos Pequenos Estados Insulares), e há potencial para aumentar ainda mais em outras áreas como as pescas, o turismo, a cultura, bem como o intercâmbio entre as comunidades de negócios ", disse Fonseca

As duas delegações discutiram também a necessidade de aumentar os laços comerciais com trocas das Câmaras de Comércio e Indústria dos dois países, bem como no domínio do turismo e promoção da cultura.

 

Após a reunião bilateral, Seychelles e Cabo Verde assinaram quatro acordos; um acordo de geminação entre as capitais Vitória e Praia, um acordo de cooperação geral, um acordo bilateral de serviços aéreos, bem como um acordo de cooperação turística.

Além do acordo de turismo, o Ministro de Turismo de Cabo Verde, Humberto Brito enfatizou que, com as experiências de turismo sustentável, Seychelles ofereceu um modelo ideal para outros estados-ilhas. Cabo Verde tem contado com a assistência do Banco Mundial para uma missão de inquérito nas Seychelles, para demonstrar como o país tem sido identificada como um exemplo de desenvolvimento sustentável do turismo. Alguns dos especialistas de Cabo Verde estão actualmente no município como parte desta missão.

O Presidente Fonseca terminou dizendo que também aguarda com expectativa, aprender com a experiência das Seychelles no desenvolvimento do sector das pescas.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:04