Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


 

 

Presidente da Republica de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, preside à Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo constitutiva do FORUM dos Paises Africanos de Lingua Oficial Portuguesa – FORUM PALOP – no próximo dia 30 de Junho, em Luanda.

 

Cabo Verde presidirá à reunião constitutiva que cria o Forum dos Países Africanos de Lingua Oficial Portuguesa, com o propósito de permitir o reforço da visibilidade da acçao dos PALOP e conferir maior eficácia aos esforços comuns desses países no plano político-diplomático e no âmbito das suas relações económicas e de cooperação.

 

Efectivamente, apesar dos PALOP, também conhecidos pelos CINCO, terem funcionado sempre como um espaço de concertação político-diplomática, face às novas dinâmicas de cooperação e do relacionamento económico entre os Estados, foi aprovada, em Adis Abeba, Etiopia, em Janeiro de 2014, à margem da 22ª Cimeira da Uniao Africana, a proposta de Estatuto consolidada pelos pontos focais para efeitos de submissão aos Chefes de Estado dos PALOP.

 

Na Cimeira Constitutiva, será apresentado o balanço da presidência de Cabo Verde, devendo ainda os Chefes de Estado e de Governo aprovar o Estatuto e respectivo Acto Constitutivo, seguindo-se a eleição do Presidente do FORUM PALOP.

 

Prevê-se ainda que os Chefes de Estado e de Governo, em conformidade com a práxis dos PALOP, procedam a uma troca de informações e de pontos de vista sobre a situação dos respectivos países, no continente africano e no mundo e bem assim sobre elementos que poderão servir ao Presidente eleito para efeito de elaboração de um plano de acção pluri-anual a ser submetido à próxima Cimeira.

 

O Presidente da República estará acompanhado na Cimeira pelo Ministro das Relações Exteriores, Jorge Borges, prevendo-se que a sua estadia em Luanda seja de cerca de 24 horas.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:21