Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Veja as Fotos

Senhor Embaixador Li Chunhua, Excelência,
Senhor Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e da Defesa Nacional, Excelência,
Senhor Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Excelência,
Digníssimos Chefes de Missões Diplomáticas, Excelências,
Senhores e Senhoras diplomatas,
Senhores colaboradores da Embaixada da República Popular da China,
Senhores colaboradores da Presidência da República,
Exmas. Senhoras e Exmos. Senhores jornalistas,
Caros convidados,
Minhas Senhoras Meus Senhores,

Senhor Embaixador Li Chunchua, 

A minha satisfação hoje em vos receber aqui no Salão Nobre da Presidência da República é realmente muito grande.

Esta cerimónia solene de outorga da Medalha de Mérito a Vossa Excelência reflecte o nosso profundo reconhecimento a um grande profissional da diplomacia chinesa que tão bem e dignamente soube representar o seu país trabalhando afincadamente para o estreitamento dos laços de amizade entre os povos chinês e cabo-verdiano, contribuindo, de forma marcante, para o incremento dos laços de cooperação entre os dois países.
Foi notório, muito particularmente nestes dois últimos anos da sua gestão à frente da Embaixada da China em Cabo Verde, não só o número de acordos e protocolos assinados entre os nossos dois países, como também os montantes envolvidos nas nossas acções de cooperação, as quais abrangem áreas tão díspares como a saúde, educação, pescas, energias renováveis, tecnologias de informação, habitação social, sem descurar ainda a cooperação nos domínios económico, comercial, militar e empresarial, que vem conquistando cada vez mais espaço entre nós.

Apesar da grande crise económica e financeira internacional, a China não recuou, e manteve o nível da sua cooperação com Cabo Verde, até chegando a aumentá-lo em algumas áreas.

Considero de toda a justiça reconhecer o empenho pessoal e a dedicação abnegada de Vossa Excelência na dinamização das actividades que enformaram esta nova etapa rumo a uma cooperação sino-cabo-verdiana cada vez mais sólida e multifacetada.

Senhor Embaixador,

No ano passado celebrámos aqui na cidade da Praia os 35 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e Cabo Verde e é com satisfação que verifico que temos mantido um diálogo político-diplomático muito positivo sobre matérias das mais candentes da política internacional.

É pois conquanto agente diplomático no meu país que gostaria ainda de recortar o desempenho de Vossa Excelência que, apesar de muito discreto, soube também ser muito dinâmico e estar atento à vida política e cultural do meu país, tendo proporcionado momentos de sã convivência cultural entre os nossos dois povos, contribuindo assim para um melhor conhecimento mútuo das nossas gentes e respectivas culturas. Destaco a visita ao meu país, há bem poucos dias, de um grupo de acrobatas e dançarinos chineses que se apresentaram num muito lindo e concorrido espectáculo na nossa Assembleia Nacional, que muito agradou a toda a nossa população.

Estes são apenas alguns exemplos que testemunham o dinamismo e a vontade firme do Senhor Embaixador em ver reforçados os laços de amizade e fraternidade entre a China e Cabo Verde. Sublinho, nesta oportunidade, os muitos dos nossos jovens que estudam nas Universidades chinesas e os muitos chineses que já trabalham e residem no meu país.
Desse modo, gostaria de aproveitar esta oportunidade para, através Vossa Excelência, saudar o Povo e a República Popular da China, que vem sendo, de facto, parceiros seguros do Povo de Cabo Verde nessa luta titânica para o desenvolvimento e progresso deste País.
Senhor Embaixador,
Finalmente, permita-me dizer a Vossa Excelência que é um privilégio e uma honra, para mim, na condição de Presidente da República de Cabo Verde, atribuir a Vossa Excelência a distinção honorífica de 1ª Classe da Medalha de Mérito, ao mesmo tempo em que venho manifestar-lhe o meu profundo reconhecimento pela sua dedicação, amizade e solidariedade demonstradas para com o meu país e o povo cabo-verdiano.
Aceite, Senhor Embaixador, as minhas mais vivas felicitações e melhores votos de sucessos na sua carreira profissional e na vida familiar.
Obrigado a todos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:00