Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Exmo. Senhor Embaixador,
Exmo. Senhor Ministro das Relações Exteriores,
Exmos. Senhores Colaboradores da Presidência da República;
Exmos. Senhores Diplomatas,
Exma. Embaixatriz,
Exmos. Senhores Jornalistas,
Minhas Senhoras e meus Senhores,

Senhor Embaixador,

Constitui enorme prazer e honra receber de Vossa Excelência as Cartas que o acreditam na qualidade de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Reino da Noruega junto do meu país, num momento em que as relações entre a Noruega e Cabo Verde são particularmente boas. 


É também um prazer receber o representante de um país que hoje é uma referência, uma marca, sempre que se fala em desenvolvimento humano, liberdade e bem-estar.

Gostaria de expressar a minha satisfação e confiança no relacionamento entre os nossos dois países, ciente de que V. Excelência saberá dar continuidade e imprimir maior dinamismo na nossa agenda comum de cooperação, tanto a nível bilateral quanto multilateral, podendo, para esse efeito, contar com o total apoio pessoal e institucional do Presidente da República de Cabo Verde.

Senhor Embaixador,

A visita oficial que a Secretária de Estado da Cooperação Internacional, S. Excelência Senhora Ingrid Fiskaa, realizou no ano passado à Cidade da Praia, constituiu um momento importante das nossas relações, com resultados práticos verificados em várias áreas, dentre elas, a organização do serviço nacional do cadastro. Quero sublinhar, entretanto, a conveniência da intensificação de trocas de visitas oficiais e de trabalho para consultas entre os responsáveis dos dois países, porquanto existe já um leque de acções de cooperação de interesse mútuo que poderia ser incrementado, sobretudo em áreas relacionadas com o sector marítimo, nele se envolvendo o da extensão da Plataforma Continental de Cabo Verde e da sua Zona Económica Exclusiva; o ordenamento do território; a agricultura; o turismo; a formação profissional e o investimento são também exemplos de sectores que poderiam ser privilegiados.

Senhor Embaixador,

Apraz-me verificar que a Noruega e Cabo Verde partilham muitos valores comuns da democracia, do respeito pelos direitos humanos e pelo estado de direito, boa governação, a paz e a resolução pacífica de diferendos, e que ambos condenam comportamentos e acções contrários aos princípios e valores atrás referidos.

Cabo Verde, que tem no primado da paz uma opção na prossecução da sua política externa, condenou os dois golpes de estado ocorridos recentemente no Mali e na Guiné Bissau e apelou  para a reposição da ordem e da legalidade violadas nesses dois países , ciente de ter agido em perfeita sintonia com a também correcta deliberação da maioria das organizações internacionais de que faz parte, incluindo as Nações Unidas.

Preocupa-nos igualmente a onda de pirataria marítima, o terrorismo e o tráfico de estupefacientes e de pessoas que proliferam nessa sub-região oeste africana, realidades contra as quais Cabo Verde está disposto a travar incessante combate, de forma a conservar esta parte do atlântico como uma zona verdadeiramente de livre circulação. 

Para terminar, gostaria de o felicitar e desejar a Vossa Excelência, sucessos pessoais e profissionais nessa sua função que hoje se inicia aqui em Cabo Verde. Estou certo de que, que com o empenho de Vossa Excelência, a cooperação entre o Reino da Noruega e Cabo Verde resultará mais dinâmica e ganhará maior impulso com benefícios para os nossos países.

Muito obrigado. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:00