Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Excelentíssimo Senhor Embaixador,
Excelentíssimo Senhor Ministro das Relações Exteriores,
Excelentíssimos Senhores Colaboradores da Presidência da Republica,
Excelentíssimos Senhores Diplomatas,
Excelentíssimos Colaboradores da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos,
Excelentíssimos Senhores Jornalistas,

 Ao vos desejar as boas vindas a Cabo Verde gostaria sinceramente que Vossa Excelência venha a sentir-se bem neste país amigo e que a missão de Embaixador, que hoje se inicia no meu país, possa imprimir maior dinâmica e maior aproximação política e diplomática entre os nossos dois Estados, em harmonia com os interesses dos nossos dois povos e países.


Senhor Embaixador,

No passado fim-de-semana tive o grato privilégio de ser convidado pela Associação de Jornalistas Cabo-verdianos para participar da corrida pela liberdade de imprensa.

Com a minha presença neste acto simbólico e de elevada importância cívica, quis significar o quão relevante é para a sociedade cabo-verdiana a liberdade representando a imprensa livre um dos pilares incontornáveis do estado de direito e que tudo deve ser feito para que a imprensa tenha o seu espaço próprio de actuação.

Aqui residem algumas das condições que tem permitido ao meu país viver em harmonia e paz social, apesar das fragilidades ainda existentes nossa sociedade.

Cabo Verde é de facto um país aberto ao mundo e à permuta de valores, hospitaleiro, onde se faz bem viver e onde as autoridades vêm criando óptimas condições para se fazerem negócios.

Há bem pouco tempo tivemos a honra de receber a visita oficial do Ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos, durante a qual foram dados passos promissores para uma aproximação político-diplomática, tendo sido identificadas áreas de interesse comum entre as quais se destacam as energias renováveis, sector onde podemos desenvolver cooperação vantajosa, onde existem interesses e estratégias convergentes.

Penso de forma muito concreta na necessária concertação que deverá ocorrer entre nós durante a realização da próxima Cimeira dos Chefes de Estado sobre as desenvolvimento sustentável, a ter lugar no Rio de Janeiro – Brasil, em Junho próximo.

Igualmente importante para a desejada intensificação da cooperação entre os Emirados Árabes Unidos e Cabo Verde são os sectores do turismo, da imobiliária e das finanças para os quais desafio V. Excelência Embaixador Hamad Saeed Al Zaabi a tudo fazer para sua dinamização, por forma a conferir a essas acções a devida concretização. Para o efeito, Vossa Excelência poderá contar com o total apoio e disponibilidade do Presidente da República de Cabo Verde.

Senhor Embaixador,

Para terminar, gostaria de desejar a V. Excelência os melhores sucessos pessoais e profissionais no desempenho das suas novas funções em Cabo Verde, esperando que possa vir em visita a Cabo Verde com mais frequência, a fim de melhor conhecer a cultura deste povo aberto e acolhedor, contribuindo desta feita, para uma maior aproximação e estreitamento das relações de amizade e cooperação já existente entre os Emirados Árabes Unidos e Cabo Verde.

Muito obrigado.


Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:00