Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



                         Veja as Fotos

Excelentíssima Senhora Embaixadora,
Excelentíssimo Senhor Ministro das Relações Exteriores,
Excelentíssimos Senhores colaboradores da Presidência da República
Excelentíssimos Senhores colaboradores da Embaixada da Serra Leoa,
Excelentíssimos Senhores diplomatas,
Excelentíssimos Senhores jornalistas,
Minhas senhoras e meus senhores, 

Senhora Embaixadora,
É para mim uma grande honra receber as Cartas Credenciais que acreditam V. Excelência na qualidade de Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária para a República de Cabo Verde.

Ao desejar as boas vindas ao meu país, gostaria de manifestar toda a disponibilidade institucional da Presidência da República para cooperar com Vossa Excelência a fim de que a sua missão, que agora se inicia, seja bem sucedida.

Auguro igualmente que as relações de amizade e cooperação entre os nossos dois países possam, sob a gestão de Vossa Excelência, encontrar a via adequada para se desenvolverem e produzirem resultados concretos e mutuamente vantajosos, seja a nível técnico, político ou outras áreas que venham a revelar-se viáveis.
Senhora Embaixadora,
Os frequentes acontecimentos críticos que vêm se produzindo na nossa sub-região preocupam-nos sobremaneira.
Os repetidos levantamentos militares que subvertem a ordem constitucional instituída em muitos dos nossos países, provocando o adiamento de projectos de desenvolvimento em curso; a pirataria marítima que vai-se instalando nos nossos mares; o considerável volume de trafico de estupefacientes, de armas  e de pessoas, a que assistimos de forma impotente, são males  que devemos dar combate para o bem da credibilidade das nossas Instituições Regional e Continental bem como para a protecção das nossas populações indefesas, que invariavelmente são os que mais sofrem.
Cabo Verde, como seguramente é do conhecimento de Vossa Excelência, condenou em termos bem claros os golpes perpetrados tanto no Mali quanto na Guiné Bissau, por serem contrários aos princípios defendidos pelas Organizações de que faz parte, bem como aos valores por que nos regemos inteiramente, tendo igualmente lançado um vigoroso apelo para que fossem libertados todos os cidadãos detidos por razões políticas.
Senhora Embaixadora,
Quero aproveitar esta oportunidade para, através de Vossa Excelência, felicitar o Governo da Serra Leoa pelos sucessos alcançados na construção da paz e reconstrução nacional, condições primeiras para o desenvolvimento que desejo seja, cada vez mais, uma realidade no vosso país.
 Manifesto desde logo a minha disponibilidade para, conjuntamente com as instituições cabo-verdianas abalizadas, trabalhar com vista a analisar a forma e os meios para melhorar as condições de trabalho e de integração da Comunidade Serra–Leonesa residente legalmente em Cabo Verde .

Concluirei desejando que, no mandato de Vossa Excelência, as relações de amizade e cooperação que ora se iniciam entre a Serra Leoa e Cabo Verde venham a se consolidar e conhecer progressivo dinamismo, resultando em benefícios para as duas Nações.
Muito obrigado.






Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:30