Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Veja as Fotos

Exmo. Senhor Su JIAN, Embaixador da República Popular da China,
Exmo. Senhor Ministro das Relações Exteriores,
Exmos. Senhores Colaboradores da Presidência da República;
Exmos. Senhores Diplomatas,
Exmos. Senhores Colaboradores da Embaixada da República Popular da China,
Exmos. Senhores Jornalistas,
Minhas Senhoras e meus Senhores,

Senhor Embaixador,

Há bem poucos dias, despedimo-nos do seu antecessor, ao qual ficamos imensamente gratos pelo trabalho realizado em prol do reforço das relações de amizade e de cooperação entre a República Popular da China e a República de Cabo Verde, consideradas muito positivas, nas suas vertentes política, de cooperação, e ainda em outros domínios como o empresarial.
Constitui pois, hoje, para mim imensa honra receber as Cartas Credenciais que acreditam V. Excelência, na qualidade de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Popular da China no meu país, augurando que o Senhor Embaixador tenha uma óptima e profícua estada entre nós.

Estou convencido de que V. Excelência saberá contribuir para a elevação do relacionamento entre os nossos países, tornando a sua missão em mais uma referência marcante, consubstanciada no desempenho positivo com que nos habituaram os seus antecessores. Para esse efeito pode o Senhor Embaixador contar com o total apoio, pessoal e Institucional, do Presidente da República.

Como é seguramente do conhecimento de V. Excelência, a Comissão Conjunta de Cooperação Sino-Cabo-verdiana, cuja primeira sessão de trabalho se realizou em Julho 2002 em Beijing, representa uma etapa relevante na nossa já histórica e sólida cooperação bilateral, procurando contrariar os ditames de uma persistente crise económica e financeira que assola a economia mundial e que vem inviabilizando os projectos de desenvolvimento, particularmente dos pequenos países insulares e vulneráveis como é o caso de Cabo Verde.

Efectivamente, esse documento estabelece um quadro plurianual de cooperação intensa e diversificada, o qual abarca uma vasta gama de sectores cruciais para o desenvolvimento do meu país, dos quais cito como exemplos o da infra-estruturação, o comercial, o económico - empresarial, o da saúde e da educação, o das pescas e o militar.

É também firme propósito das autoridades cabo-verdianas reforçar a nossa cooperação com o sector empresarial chinês privado, mediante introdução de novas estratégias de relacionamento. Nesse particular, destacamos a escolha de Cabo Verde para servir de plataforma comercial e de serviços de apoio às frotas mercantis e pesqueiras chinesas, que operam na Costa Ocidental africana.

Senhor Embaixador,

Celebrámos este ano o 36º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a República de Cabo Verde e República Popular da China.

É com grande satisfação que verifico que temos mantido um diálogo político-diplomático muito positivo, sobre diversas matérias candentes da política internacional e em quase todos os fora multilaterais em que somos chamados a actuar. As candidaturas chinesas aos postos nas distintas Organizações Internacionais têm merecido particular atenção e apoio da diplomacia cabo-verdiana.

O excelente relacionamento entre os dois países tem-se traduzido, outrossim, no aumento de visitas oficiais e de trabalho ao mais alto nível entre governantes dos dois países e no crescimento significativo de acções de cooperação nos mais diversos domínios.

Cabo Verde e China partilham princípios de coexistência pacífica entre os Estados, de respeito mútuo pela soberania e integridade territorial, bem como a defesa de um mundo mais justo, solidário e equilibrado, o que tem contribuído sobremaneira para cimentar as nossas já tradicionais relações.

Gostaria de aproveitar a oportunidade para transmitir a V. Excelência as nossas mais vivas felicitações pela eleição de Sua Excelência Senhor Xi Jinpig como Presidente da República Popular da China, a quem desejo os maiores sucessos no desempenho das suas novas funções.

Para terminar, gostaria de felicitar Vossa Excelência e desejar-lhe sucessos pessoais e profissionais no desempenho das suas funções em Cabo Verde.

Muito obrigado.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:00