Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Veja as Fotos

Excelentíssimo Senhor Embaixador,
Excelentíssimo Senhor Ministro das Relações Exteriores,
Excelentíssimos Senhores colaboradores da Presidência da República
Excelentíssimos Senhores colaboradores da Embaixada de Itália,
Excelentíssimos Senhores diplomatas,
Excelentíssimos Senhores jornalistas,
Minhas senhoras e meus senhores, 

É com particular satisfação que recebo as cartas credenciais que acreditam Vossa Excelência, na qualidade de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República da Itália em Cabo Verde, almejando que a sua missão no meu país contribua para o fortalecimento da cooperação ítalo-caboverdiana e das já tradicionais relações de amizade entre os nossos dois países e povos.

A presença de significativa comunidade cabo-verdiana residente e bem integrada desde há várias décadas na sociedade italiana constitui seguramente uma garantia para uma acrescida colaboração no sector da emigração, sendo minha firme convicção de que muito ainda poderá ser feito para a melhoria das condições de vida e de trabalho a favor dessa nossa comunidade.

O apoio que as autoridades italianas possam nos conceder no âmbito do processo da parceria especial e para a mobilidade com a união europeia, que desde logo agradecemos, certamente trará sensíveis benefícios, também, para essa parcela da nossa gente.

Senhor Embaixador,

A cooperação ítalo-caboverdiana que remonta aos primórdios da independência nacional do meu país registou, nos anos 70-80, dinâmica e densidade assinaláveis, destacando-se, no âmbito bilateral, o financiamento de projectos de variada natureza, quais sejam: a oferta de bolsas de estudo; a geminação entre cidades; a realização de obras sociais e de solidariedade.

Se a expressiva cooperação descentralizada dos anos 80, que tantos benefícios trouxe às populações mais carenciadas do meu país, não mais possui a dimensão daquela época, verifico, por outro lado e com enorme satisfação, o surgimento de novas e diversificadas iniciativas nos sectores da cooperação empresarial, económica e financeira, que são mais promissoras e prioritariamente direccionadas para áreas consideradas estratégicas para a economia cabo-verdiana.

Refiro-me concretamente aos investimentos directos de privados italianos nas áreas do turismo, indústria hoteleira e de construção civil que, mau grado a crise financeira internacional que vem afectando esses empreendimentos, resultados satisfatórios estão sendo registados.
Senhor Embaixador,
É inevitável que um país com as especificidades de Cabo Verde e membro da CEDEAO – organização regional, em cujos países reside considerável número de cidadãos cabo-verdianos -, acérrimo defensor de valores como a democracia, a liberdade e a paz, elementos estruturantes da sua própria sobrevivência como estado independente e soberano, demonstrasse sua reprovação perante actos de subversão como os que se verificaram recentemente e que ainda se fazem presentes em alguns desses países como são os casos do Mali e da vizinha Guiné Bissau.

Consequentemente, as autoridades cabo-verdianas manifestaram-se imediatamente contra tais práticas, por serem contrárias aos princípios e valores defendidos tanto pela sua constituição quanto pelas normas que regem as organizações regionais e continentais de que Cabo Verde é parte. Falamos da União Africana, da CEDEAO e da CPLP, apelamos, sem ambiguidade nenhuma, para a reposição da ordem constitucional então vigente nos já citados países e respeito pela integridade física e moral de todos os seus cidadãos.
Congratulo-me pelo facto de as autoridades italianas terem defendido, no quadro da União Europeia, a mesma posição de repúdio e condenação a esses actos.

Senhor Embaixador,

As relações entre Itália e Cabo Verde são boas.
Estou certo de que Vossa Excelência fará com que, no decurso da gestão de sua missão, que hoje se inicia, as relações de amizade e cooperação venham a conhecer maior dinamismo nas suas mais variadas áreas.
Para isso, pode Vossa Excelência certamente contar com o total apoio institucional do Presidente da República e seus colaboradores na prossecução desses objectivos.  
Muito obrigado.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:45