Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Veja as Fotos

Excelentíssimo Senhor Embaixador,
Excelentíssimo Senhor Ministro das Relações Exteriores,
Excelentíssimos Senhores Colaboradores da Presidência da República,
Excelentíssimos Senhores Diplomatas,
Excelentíssimos Senhores Colaboradores da Embaixada da Hungria,
Excelentíssimos Senhores Jornalistas,
Minhas Senhoras e meus Senhores,

Senhor Embaixador, seja bem-vindo a Cabo Verde.

A Hungria e Cabo Verde estabeleceram relações diplomáticas em 1975 e assinaram um Acordo de Cooperação Técnico-Científica, em 1976.

Foi o prelúdio de uma já longa relação de uma amizade e cooperação entre os nossos dois países, destacando-se o considerável apoio concedido pelas autoridades húngaras na formação técnica e universitária de vários jovens cabo-verdianos, desde aquela época.

Verifico porém, que as relações entre os dois Estados, nos últimos anos, não têm registado a dinâmica que conheceu nos primórdios do nosso relacionamento institucional, facto que poderá ser devido, entre outros, à conjuntura económica e financeira internacional pouco encorajadora, com reflexos negativos na realização de projectos de desenvolvimento atinentes aos nossos países.

No entanto, no quadro da União Europeia, vem se imprimindo novo ritmo de cooperação entre os nossos países, particularmente no âmbito da Parceria Especial, esperando Cabo Verde ver assegurado o apoio das autoridades húngaras, para que a meta fixada de uma aproximação cada vez maior com essa organização europeia se torne uma realidade.

Ainda no tocante às relações multilaterais, vejo a Conferência Internacional sobre desenvolvimento sustentável, a ter lugar no Rio de Janeiro, em junho próximo, como uma excelente ocasião para se concertar posições, permitindo o reforço do diálogo político-diplomático que se deseja promover entre Cabo Verde e Hungria.

Aproveito para reiterar todo o interesse do meu país na procura de formas inovadoras seja a nível bilateral, seja a nível multilateral para que as relações de amizade e cooperação entre os nossos dois países se afirme e desenvolva, particularmente nos domínios da educação, negócios e turismo.

Permita-me, finalmente, Senhor Embaixador expressar a minha satisfação em receber as Cartas Credenciais que o acreditam na qualidade de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Hungria junto do Estado de Cabo Verde, felicitando e desejando a V. Excelência sucessos pessoais e profissionais nessa sua nova função junto do meu país, assegurando que poderá contar com a total disponibilidade e firme apoio do Presidente da República de Cabo Verde, na prossecução da sua missão no meu país.

Muito obrigado. 

   

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:00