Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Veja as Fotos

Excelentíssimo Senhor Embaixador,
Excelentíssimo Senhor Ministro das Relações Exteriores,
Excelentíssimos Senhores Colaboradores da Presidência da República,
Excelentíssimos Senhores Colaboradores da Embaixada do Reino Unido,
Excelentíssimos Senhores Jornalistas
Minhas Senhoras, meus Senhores

Excelência, Senhor Embaixador Robert John Marshall, seja bem-vindo a Cabo Verde.

Desejo que a missão de V. Excelência que hoje se inicia no meu país possa contribuir para o fortalecimento da amizade e cooperação existentes entre o Reino Unido e Cabo Verde, relações que remontam aos tempos em que barcos da marinha inglesa demandavam os portos de Cabo Verde, mais precisamente o Porto Grande de São Vicente, para reabastecimento e descanso de suas tripulações. Aí nessa Ilha, a população incorporou em sua convivência quotidiana, e de um modo definitivo, aspectos interessantes próprios da cultura britânica, tornando-os também nossos.


Com o advento da Independência Nacional de Cabo Verde e o estabelecimento de relações diplomáticas entre os nossos dois países, abriram-se novas oportunidades para uma cooperação mais forte e diversificada, onde se inscrevem acções mutuamente vantajosas nas áreas do ensino, da defesa e da segurança, como a nível económico e comercial.
Vejo com muita simpatia e interesse para ambos os países a redinamização desse quadro cooperativo económico empresarial, com particular destaque para o sector da indústria imobiliária turística que comporta interessantes projectos que vem sendo desenvolvidos em algumas de nossas ilhas, ainda que a crise económica e financeira internacional constitua um seu relevante condicionamento.

Senhor Embaixador,

Cabo Verde e o Reino Unido defendem e acreditam nos princípios da democracia, da paz e da concórdia e da resolução pacífica dos conflitos. Os nossos dois países condenam, com veemência, os levantamentos militares ora desencadeados em alguns países da Costa Ocidental Africana, nomeadamente no Mali e na Guiné Bissau. Aproveito a oportunidade para reiterar um apelo no sentido de que seja reposta a legalidade constitucional e respeitada a integridade física e moral dos seus cidadãos assim como dos responsáveis políticos, até este momento, privados de sua liberdade.

Nesta oportunidade, congratulo-me por verificar que tem vindo a desenvolver-se, no quadro do Memorando de Entendimento recentemente assinado entre os Governos do nossos dois países, uma profícua cooperação na luta contra o narcotráfico e a pirataria marítima, consentânea com a defesa dos princípios e valores atrás referidos, augurando que continue e seja intensificada. Um esforço mútuo poderia ser levado a cabo para sistematizar melhor e tornar mais previsível a cooperação entre os dois países.


Para terminar, gostaria de felicitar V. Excelência e formular votos para que sua missão em Cabo Verde, para além de bem sucedida a todos os níveis, possa constituir-se importante marco no estreitamento das relações de amizade e de cooperação entre o Reino Unido e meu país, para o que V. Excelência poderá contar com a total disponibilidade do Presidente da República na prossecução dos altos desígnios de sua missão.


Muito obrigado. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:00