Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Veja as Fotos

Senhor Presidente da Câmara Municipal,
Senhor Presidente da Assembleia Municipal,
Senhores deputados da Nação e eleitos municipais,
Senhores representantes das autoridades policiais e militares,
Exmo. Senhor Presidente da Federação do Atletismo,
Exmo. Senhor Presidente do Comité Olímpico,
Exmo. Senhor Presidente do Comité Paraolímpico,
Exmos. Senhores Presidentes dos Clubes Desportivos,
Senhores desportistas,
Senhores jornalistas,
Caros convidados,
Minhas Senhoras e meus Senhores,

Estar aqui hoje, na inauguração da primeira pista de tartan de Cabo Verde, representa para mim uma grande honra e prazer. Para uma Nação como a nossa - em que a esmagadora maioria da população é constituída por jovens – o desporto ocupa, sem margens para dúvidas, um lugar de grande importância e destaque.




Estou em crer que com a inauguração desta pista a Juventude e o Desporto cabo-verdianos acabam de receber um equipamento que irá atribuir renovada dinâmica ao atletismo e, em última instância, revolucionar o posicionamento de Cabo Verde no Mundo do Desporto.
Acreditamos que a pista que vai ser inaugurada dentro de momentos irá contribuir sobremaneira para o incremento do atletismo que assim se afirmará, definitivamente, como uma oportunidade por excelência para que os nossos atletas, sem grandes recursos, possam subir ao pódio em competições desportivas internacionais.

Permitam-me dirigir uma palavra de apreço e reconhecimento muito especial ao grupo de jovens que representou Cabo Verde no Encontro Internacional de Paraolímpicos, há poucos dias, na Tunísia. O nosso país esteve muito bem representado tendo arrecadado 4 medalhas (uma de ouro, duas de prata e uma de bronze). Apresentamos as nossas mais sinceras felicitações à equipa que nos representou e, muito em particular, aos jovens Márcio Fernandes e Keula Semedo. Aproveitamos ainda esta ocasião para augurar ao Márcio, primeiro atleta classificado para os Paraolímpicos de Londres por mérito (e não apenas por convite) os maiores sucessos. Uma palavra de estímulo também aos demais jovens que integram esta selecção e aos treinadores que não se pouparam esforços em conseguir com que estes jovens e a nossa bandeira nacional subissem ao pódio na Tunísia para receber os já mencionados galardões e escutar o nosso hino nacional, enchendo-nos a todos de emoção e orgulho.

A pista de tartan ora inaugurada oferece aos nossos atletas condições a que antes tinham acesso apenas no exterior. Ela representa assim, o abrir de novas portas, uma janela para novas oportunidades e um trampolim para a concretização dos sonhos de tantos jovens atletas cabo-verdianos. Ela contribuirá para que cada vez mais jovens possam subir aos pódios internacionais; contribuirá para que a nossa bandeira seja içada lá fora ao som do Hino Nacional de Cabo Verde.

Senhor Presidente da Câmara Municipal,

Concluo esta minha breve intervenção com um agradecimento pelo honroso convite para presidir esta singela mas muito marcante cerimónia para o desporto de Cabo Verde e aproveito a oportunidade para lançar um repto aos poderes – central e local para que sigam o exemplo do município da Ilha do Sal e o expandam por todo o território nacional.

Um bem-haja aos nossos atletas e ao desporto de Cabo Verde e em Cabo Verde.
Muito obrigada. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:00